Aceitar-se

Nada em nós é agradável, não há beleza onde estamos, tudo para nós é mais difícil…

tumblr_mw6066tqrO1rk7rizo1_400

Ai vem a grande questão do “querer mudar”, mas mudar atitudes e pensamentos, ou até mesmo sua personalidade não é assim tão fácil, o primeiro passo para mudar é perceber-se e claro, aceitar-se. Dizendo assim não parece ter lá suas grandes dificuldades não é?! É fácil de entender, mas por em prática não é tão simples assim.

Pessoas que só veem defeitos em si tem auto estima baixa, e se sentem extremamente insatisfeitas, passei por isso grande parte da minha vida, e a sensação de impotência é gigante. Não importa quantos ou quem diga, você não se sente, nem se vê tão bonito quanto, ou tão legal. Isso tem um grande impacto em como você irá agir com outras pessoas, a falta de confiança te faz ficar “apagado” em relação aos outros, podendo causar mais e mais inseguranças.

Acaba se tornando um ciclo infinito, pois a única aceitação que você tem é a que nunca será bom ou suficiente para nada, e pode desencadear uma depressão.

Bom, eu sofria bastante com isso, pois só via os defeitos, e as qualidades não faziam muita diferença (quando eu via mais de uma).

Já comentei aqui no blog, que mudei pelo fim do meu relacionamento; para não sofrer pelo fim, resolvi me jogar de cabeça em mim mesma e em coisas que eu gostava, fazendo disso minha única e exclusiva prioridade, por um tempo estava tão focada nisso que quase não falava mais com meus amigos, é… mas não me arrependo, pois tudo que fiz me trouxe até esse momento.

Eu comecei com o simples passo de dizer que eu era linda para mim mesma, tudo começou com uma brincadeira, mas acabou se tornando sério, tão sério que passei a fazer isso quase que toda hora. O segundo passo foi me analisar e (no caso, analisar o fim do namoro, como acabou e porque) ver o que eu não gostava. O terceiro passo me aceitar; aceitar que sou grossa, ignorante, que sou difícil (aceitar que o relacionamento não daria certo de qualquer forma), mas que mesmo sendo isso tudo e muito mais haha, eu ainda era uma pessoa que tinha muitas qualidades, e vi que a mudança necessária para mim, era aceitar, aceitar quem eu era, para assim poder entender meus defeitos e meus problemas e poder melhorá-los como eu desejasse.

O começo da aceitação não é fácil, afinal vivemos em uma bolha de verdades criadas; criadas para explicar que somos incríveis e que se o outro não gosta de você o problema é dele. Quebrar essas verdades não é fácil, nem é fácil se aceitar, pois mudamos constantemente. Mas quando você começa o processo tudo acaba fluindo de forma tão simples que você acaba nem percebendo o que está havendo.

As vezes a mudança é simplesmente ser quem você é, aceitando-se e entendendo que seus defeitos e qualidades é o que te fazem ser únicos!

Beijos!

Deixe um comentário

